Comunidade se manifesta contra fechamento da Recreação Boa Esperança. Seduc recua e desiste da desativação - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

9 de fevereiro de 2017

Comunidade se manifesta contra fechamento da Recreação Boa Esperança. Seduc recua e desiste da desativação

Pais e responsáveis lotaram o salão da Comunidade Santa Cecília, local onde fica localizada a Unidade Escolar Recreação Boa Esperança, situada na Rua Anhanguera, Bairro Boa Esperança em Parnaíba. Na ocasião, foi realizada uma reunião com a presença da comunidade, do secretário municipal de educação e dos vereadores, Fátima Carmino e Carlson Pessoa.
Em pauta, o fechamento da escola que há mais de quarenta anos funciona no local. Os pais manifestaram-se contra o fechamento e disseram que em hipótese alguma aceitariam que seus filhos fossem retirados das escolas.
Francisco Cunha, pais de dois alunos da escola se colocou contra a mudança e relatou que os filhos ficaram abalados psicologicamente por causa da mudança. Ele também questionou o porquê não fazer melhorias no local para que as crianças possam continuar utilizando o espaço.

O secretário Roger Jacob falou para os pais que a escola não possui condições estruturais para funcionar de acordo com um parecer do Conselho Municipal de Educação e que foram disponibilizadas vagas em duas escolas da rede municipal de ensino para que os estudantes fossem matriculados, mas os pais não aceitaram e pediram que as melhorias sejam feitas no espaço já existente.
O coordenador da comunidade Santa Cecília, Roberto Fernandes, esclareceu que, existe um convênio entre o município e a comunidade, mas nunca foi repassado em nenhuma gestão, nenhum valor referente a isso. As melhorias realizadas no espaço foram feitas por contribuição da comunidade através de várias ações sociais. Disse também que quem buscou essa parceria foi a prefeitura há muitos anos.
A vereadora Fátima Carmino concordou que algumas melhorias devem ser realizadas no espaço escolar e disse que irá solicitar através da Câmara Municipal que essas melhorias sejam realidades. Pediu que o secretário selasse um compromisso com a comunidade quanto a manutenção de todo aparato que era fornecido para a escola em gestões anteriores para que possa ocorrer o funcionamento da escola, dentre elas, merenda escolar e material para execução dos serviços.
A vereadora disse que as mudanças não podem ser feitas de maneira tão rápidas, pois mexe com toda a família, já que as pessoas que pertencem àquela comunidade, já tem um elo com o espaço que convivem. Mas defendeu que o município estude a possibilidade de construir uma escola na área, pois trata-se de uma região populosa que precisa ser contemplada.

Diante do exposto pelos pais, que exigiram que a escola não fosse fechada e os alunos estudando na própria comunidade, a Secretaria Municipal de Educação recuou em sua decisão e acordou com os moradores que a escola será mantida.

Por Tacyane Machado