Dominado pelo tráfico, Brasil pode virar uma "Colômbia" - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


27 outubro 2017

Dominado pelo tráfico, Brasil pode virar uma "Colômbia"

Autoridades debatem ações simultâneas nos estados para barrar violência
Governado do Piauí, Wellington Dias, em Rio Branco (AC)
O governador do Piauí, Wellington Dias, participa nesta sexta-feira (27), do Encontro dos Governadores do Brasil, em Rio Branco (AC), com a presença do presidente da República, Michel Temer [ainda não confirmada em virtude de um problema na bexiga]; da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge; e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

Os governadores vão discutir a gravidade da situação da violência no pais, com o aumento dacriminalidade, uma das consequências da fragilidade da segurança nas fronteiras do país, podeentram as armas e as drogas que abastecem o tráfico.

Wellington Dias adiantou que os governadores vão propor a criação de um plano operacionalemergencial e simultâneo em todos os estados. “A violência no Brasil tem uma situação gravereconhecida pelo Governo Federal, e vem atingindo fortemente o cotidiano de cada estado. Nossapreocupação é que tome maiores proporções com a facilidade de entrada de armas e muniçãoatravés das fronteiras”, advertiu o governador do Piauí.

Wellington Dias argumenta que a violência hoje é um problema nacional, estando presente emtodos os estados brasileiros, atingindo do menor município à metrópole, indistintamente.

“Ou nós tratamos isso como um problema prioritário ou a consequência será muito danosa.Precisamos ter total controle de armas e munições, convidamos também para esse encontro países que fazem fronteiras com o Brasil. O objetivo é garantir que todas as autoridades caminhem para um objetivo único, vencer a criminalidade no Brasil”, defendeu Wellington Dias.
Wellington Dias
Governador Wellington Dias
Uma Colômbia

Anfitrião do encontro, o governador do Acre, Tião Viana (PT) alertou que o Brasil vive uma situaçãopior que a Colômbia na década de 1980, quando o país foi dominado pelo narcotráfico. "O tema vaiser um sistema de segurança pública nacional, uma força-tarefa e uma integração para que as polícias falem a mesma linguagem para termos de fato resistência e ação efetivas contra o maior problemas para as futuras gerações”, explicou Viana.

A programação do Encontro de Governadores do Brasil começa com a palestra do ministro da Defesa, Sérgio Etchegoyen, com o tema “Segurança de fronteira, narcotráfico, emergência nacional, drogas, armas e munição”. O debate será mediado pelo governador Sebastião Viana e terá como debatedores representantes do Comando Geral do Exército e o Comandante Militar da Amazônia.
Encontro de Governadores do Brasil, em Rio Branco, no Acre
Encontro de Governadores do Brasil, em Rio Branco, no Acre
Fonte: Paulo Pincel 

PORTAL DO ÁGUIA

Pages