DIA DO EXÉRCITO – 19 DE ABRIL - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

19 de abril de 2020

DIA DO EXÉRCITO – 19 DE ABRIL


O Artigo 142 da Constituição Brasileira garante que o Exército Brasileiro é uma instituição permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destina-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem.

Luis Alves de Lima e Silva, Patrono do Exército.
O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.


Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648)

A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de brasileiros para guerra existem desde a colonização do Brasil. A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto da Insurreição Pernambucana, na qual o exército adversário dos Países Baixos foi formado genuinamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios), é tida como a origem do Exército Brasileiro.

Braço Forte, Mão Amiga!

O patrono do Exército Brasileiro é Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias , que nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro.

O Decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro.

Em Parnaíba o Exército Brasileiro se faz representar pelo Tiro de Guerra 10-012, Órgão Formador da Reserva, localizado na Av São Sebastião.

No momento o TG 10-012 encontra-se com as atividades de instrução suspensas em cumprimento às orientações e medidas de prevenção e combate ao COVID19.

Por isso, esse ano não teremos solenidade de comemoração ao Dia do Exército, afirma o STen Elcio, Chefe da Instrução.

(Veja a Ordem do Dia Alusiva ao Dia do Exército) link: