![]() |
Erick Ricelly,
Presidente do Senatepi
|
O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí - SENATEPI busca na justiça a ampliação de uma gratificação que concede o valor de R$ 900,00 (novecentos reais) para Enfermeiros e R$ 600,00 (seiscentos reais) para Técnicos em Enfermagem que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU. O sindicato acredita que todos os profissionais, independente do local em que trabalham, tem o direito ao benefício.
No dia 13 de agosto, o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis Moraes Souza, sancionou a Lei Complementar 47/2020 que garante gratificação temporária e transitória para Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem que atuam no SAMU municipal e estão no atendimento a pacientes com Covid-19. Mas no mesmo local em que o serviço de urgência funciona existe também o Pronto Socorro e os profissionais desse setor foram excluídos da gratificação. Segundo o presidente do SENATEPI, Erick Riccely, a Lei Complementar é de grande importância e algo a ser elogiado, mas que precisa abranger todos da categoria já que estão atendendo pacientes suspeitos e com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus.
“Não entendemos o motivo pelo qual apenas os profissionais do SAMU estão sendo contemplados. Tanto o Pronto Socorro e as UBS atendem pacientes com Covid-19, ou seja, toda a categoria que está na ativa deve receber o benefício enquanto a pandemia persistir. Por isso, a assessoria jurídica do SENATEPI já ingressou na justiça para que o benefício seja estendido aos demais”, relata Erick.
Fonte: Ascom/Senatepi