O povo pergunta: Para que serve mesmo a Câmara dos Vereadores de Parnaíba diante das suspeitas de irregularidade na gestão municipal? - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

14 de março de 2025

O povo pergunta: Para que serve mesmo a Câmara dos Vereadores de Parnaíba diante das suspeitas de irregularidade na gestão municipal?


O povo parnaibano está se questionando sobre a real função da Câmara Municipal de Parnaíba, composta por 19 vereadores eleitos democraticamente, para trabalhar em prol da sociedade parnaibana, fiscalizando as ações do gestor municipal. 

O que se percebe é que, desde o dia 1º de janeiro até a data de hoje (14/03), nos 63 dias de gestão do prefeito Francisco Emanuel (PP), muitas situações suspeitas têm ocorrido na administração. 

Uma série de contratos por inexigibilidade de licitação têm sido firmados, com valores elevados, e que não passaram pela análise do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.


Desses 19 vereadores, apenas três, da oposição, têm questionado um contrato milionário com a empresa Alpha Soluções e Distribuição Ltda., que foi beneficiada por inexigibilidade de licitação, no valor de quase 5 milhões de reais. 

A empresa com sede em Fortaleza-CE, fundada em 06/07/2022, possui um capital social de 250 mil reais e tem como proprietário o senhor Alex de Carvalho Nunes. 

A situação gerou estranheza no vereador Zé Filho do Caxingó, que está solicitando ao Ministério Público uma investigação sobre esse contrato, por considerar suspeito que a empresa pertença a um parente do atual esposo da deputada Gracinha Mão Santa (PP). 

A empresa já foi investigada pelo parlamentar, e o Tribunal de Contas e o Ministério Público seguirão com as investigações.

O prefeito parece não se importar com os vereadores, demonstrando falta de respeito e desobedecendo os ofícios que muitos deles enviam, sem resposta por parte da gestão municipal. 

A administração trata os vereadores de forma desrespeitosa, como se não fossem importantes. 

Na manhã de quinta-feira (13), o vereador Zé Filho do Caxingó (MDB) foi barrado na porta de uma escola municipal durante uma fiscalização.



O parlamentar foi obrigado a acionar uma viatura da Polícia Militar para poder entrar na escola e realizar seu trabalho de fiscalização.

Durante essa fiscalização, foram encontradas várias irregularidades, como o fato de uma professora dar aula para três turmas ao mesmo tempo (1º, 3º e 4º anos), além de ar-condicionados que não estavam funcionando.

A população parnaibana espera uma postura mais ativa dos 19 vereadores, que foram eleitos para fiscalizar os trabalhos do prefeito e garantir que as coisas aconteçam dentro da legalidade.

Enquanto isso não acontece, o prefeito continua a assinar diversos contratos suspeitos por inexigibilidade de licitação, muitos com valores exorbitantes.

Nenhum comentário: