HEDA, HRCR, CER IV e centrais de Parnaíba e Esperantina registram quase 90 mil atendimentos no 1º semestre de 2025 - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

1 de agosto de 2025

HEDA, HRCR, CER IV e centrais de Parnaíba e Esperantina registram quase 90 mil atendimentos no 1º semestre de 2025

Hospitais, centrais de diagnóstico e centro em reabilitação geridos pelo ISAC, juntos, somaram 89.564 atendimentos de janeiro a junho, um aumento de 27,74% em comparação ao mesmo período de 2024_

Parnaíba (PI), julho de 2025 - O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, e o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, juntamente com as Centrais de Diagnóstico de Parnaíba e Esperantina, e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), registraram quase 90 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025, superando os números do mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho deste ano, as cinco unidades, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), somaram 89.564 atendimentos realizados.

A mais procurada foi o HEDA, com 61.172 atendimentos, seguido do HRCR, com 14.896 desde que o Instituto assumiu a gestão, em maio. Já o CER IV acumulou 10.412 atendimentos, enquanto as centrais de Parnaíba e Esperantina somaram, respectivamente, 538 e 387 

atendimentos. E sob gestão até fevereiro, o Espaço de Saúde da Alepi (Esalpi), com 2.159.

Juntas, as unidades registraram um aumento de 27,74% no volume de atendimentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 70.115 atendimentos. Além disso, no primeiro semestre do ano foram realizados 236.415 exames, 18.224 internações, 4.376 cirurgias e 1.910 partos.

Vale ressaltar que, diferente dos hospitais de Parnaíba e Piripiri, o CER IV e as centrais de Parnaíba e Esperantina atendem mediante encaminhamento via central de regulação, o que explica os números menores.

Hospitais

Ao longo dos últimos seis meses, o HEDA tem investido em melhorias estruturais, expansão da capacidade de atendimento e qualificação contínua de sua equipe técnica. Como resultado, tornou-se o primeiro hospital público do Piauí a obter, em abril, a certificação Nível 1 – Acreditado, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece instituições com processos assistenciais seguros e bem estruturados. E, em junho, conquistou o 3º lugar entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Piauí, um reconhecimento da consultoria global GPTW.

Tudo isso enquanto vem se destacando pela retomada e ampliação de cirurgias de alta complexidade, algumas delas inéditas, e também pela liderança em número de doações de córneas no Piauí, sendo responsável por cerca de um quarto de todas as captações no estado.

Já o HRCR, nos dois primeiros meses da nova gestão, reativou uma sala cirúrgica e agora opera com três salas, o que vem acelerando as cirurgias ortopédicas e possibilitando a realização de cirurgias inéditas, e ainda aumentou o valor médio da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), fortalecendo o financiamento público e contribuindo para a ampliação do custeio de ações e serviços de saúde na região.

Nenhum comentário: