O êxito do programa estadual SoberanIA foi apresentado pelo PIT durante o evento, sendo um dos destaques da participação piauiense.
Já são dois dias intensos de agendas estratégicas, networking e articulações internacionais do Governo do Piauí na Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo. Parte da delegação piauiense, apoiada pela Investe Piauí, por meio do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), e pelo Sebrae, participou de reuniões com empresas e instituições internacionais interessadas no ecossistema de negócios do estado.
O êxito do programa estadual SoberanIA foi apresentado pelo PIT durante o evento, sendo um dos destaques da participação piauiense. Além disso, dentre os encontros realizados com a Investe Piauí, tiveram destaque as conversas com a Transfero, fintech que integra o ecossistema cripto ao sistema financeiro tradicional, com foco em soluções para impulsionar negócios globais baseados em tecnologia.
Outro ponto alto da agenda foi a reunião com representantes da Rede Luzeiros de Hotéis, para discutir a atração de investimentos hoteleiros voltados ao litoral piauiense e à capital Teresina, com objetivo de reforçar o turismo enquanto vetor estratégico de desenvolvimento econômico. A delegação também recebeu a Sheree Startup Place de Inovação, em um diálogo sobre o papel das startups no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e sobre como o Piauí pode estreitar laços com o ecossistema lusófono de inovação.
O gerente do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), Rafael Jales, destacou que a participação no Web Summit tem sido uma oportunidade para apresentar soluções tecnológicas desenvolvidas no estado. Segundo ele, um dos projetos em destaque é o SoberanIA, uma LLM (Large Language Model) treinada em português e já aplicada em serviços públicos como o BO Fácil e o Piauí Oportunidades.
“O SoberanIA já está em uso para gerar boletins de ocorrência via WhatsApp, sem que o cidadão precise ir a uma delegacia, e também conecta quem busca emprego com empresas que estão contratando. Nossa ideia é escalar essas soluções globalmente a partir do Web Summit”, explicou o gerente.
Para Jales, a presença do Piauí em Lisboa simboliza um passo firme rumo à internacionalização da economia e da inovação do estado, uma maneira de fortalecer o papel da Investe Piauí como articuladora de parcerias estratégicas e como vitrine das novas economias sustentáveis e digitais.
A equipe do Piauí é formada por mais de 100 empreendedores e 34 startups apoiadas pela Investe Piauí. Além da comitiva, estão presentes também gestores de outros órgãos institucionais do governo e empresários do Piauí. A Feira segue até o dia 13 de novembro, e a delegação piauiense continuará participando de painéis, rodadas de negócios e missões técnicas em centros de inovação de Portugal, fortalecendo a internacionalização do ecossistema de startups e tecnologia do Piauí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário