público.
PNLD x Livros comprados pela Prefeitura
Comparativo de materiais didáticos – Educação Infantil (5 anos)
Critério PNLD Governo Federal Livros Comprados pela Prefeitura (Editora FTD)
| Origem do material | Programa Nacional do Livro Didático (MEC/FNDE) | Aquisição com recursos próprios da educação municipal |
| Custo para o município | Gratuito | Pago com recursos do FUNDEB |
| Faixa etária atendida | Crianças de 5 anos | Crianças de 5 anos |
| Componentes curriculares | Linguagem e Matemática integradas | Português (livro específico) e Matemática (livro específico) |
| Alinhamento pedagógico | Alinhado à BNCC, com avaliação técnica do MEC | Alinhado à BNCC, conforme material da editora |
| Distribuição | Envio direto às escolas da rede municipal | Distribuição sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação |
| Quantidade mínima garantida | Um exemplar por aluno, conforme censo escolar | Quantidade definida em contrato administrativo |
| Avaliação técnica prévia | Avaliado por comissões do MEC e universidades | Escolha administrativa do município |
| Periodicidade | Vigência plurianual (ciclo do PNLD) | Aquisição pontual, conforme contratação |
| Justificativa para coexistência | Atende integralmente a etapa da educação infantil | Não consta, nos documentos analisados, justificativa pedagógica formal para a duplicação |
Livro do MEC - 5 anos
Livros comprados pela prefeitura - mesma faixa etária
Livro adquirido com recursos da educação municipal
Livro Infantil Matemática – 5 anos (Editora FTD)
Livro adquirido com recursos do FUNDEB
As minutas de denúncia e os extratos do FUNDEB analisados indicam que as despesas com livros e outros gastos educacionais ultrapassam R$ 6,2 milhões, valor considerado atípico quando comparado ao histórico de investimentos do município na área.
Os extratos bancários mostram intensa movimentação financeira, com pagamentos concentrados em determinados períodos, uso recorrente de aplicações e resgates automáticos e transferências para empresas fornecedoras de material educacional. No entanto, os documentos bancários não detalham o destino físico dos bens adquiridos, nem comprovam, por si só, a efetiva chegada dos materiais às unidades escolares.
Gastos que não refletem nas escolas
Outro ponto central das denúncias envolve a desconexão entre os valores executados e a realidade observada nas escolas municipais. Vereadores autores das representações relatam que, apesar do volume expressivo de recursos movimentados:
persistem carências estruturais em unidades de ensino;
há relatos de obras educacionais inacabadas;
e parte dos materiais adquiridos não é facilmente identificada no cotidiano escolar.
Esses elementos reforçam a necessidade de cruzamento entre contratos, notas fiscais, termos de recebimento e fiscalização in loco, etapa que, segundo os denunciantes, ainda não foi devidamente esclarecida.
Apuração continua
Ao final das denúncias, os vereadores autores dos documentos afirmam que a questão dos livros é apenas um dos recortes de um problema maior. De acordo com eles, a gestão municipal enfrenta fragilidades estruturais em toda a política educacional, que vão além do material didático.
Diante desse cenário, o Lupa1 informa que seguirá debruçado sobre essas outras frentes, aprofundando a apuração sobre obras escolares, contratos de serviços, transporte escolar, estrutura das unidades de ensino, execução dos recursos públicos da educação, além de outras áreas que sofrem com a atual gestão.
Confira a reportagem anterior
Prefeitura de Cocal da Estação é denunciada por compra milionária de livros com dinheiro federal

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