Suposto Abuso de Poder: Superintendente de Comunicação de Cocal é Acusado de Perseguir Jornalistas da TV Águia - Portal do Águia - Portal de Noticias do Piauí

NOTÍCIAS

18 de julho de 2025

Suposto Abuso de Poder: Superintendente de Comunicação de Cocal é Acusado de Perseguir Jornalistas da TV Águia

Uma situação preocupante envolvendo a liberdade de imprensa foi registrada nesta sexta-feira (18/07) na cidade de Cocal, no norte do Piauí. A equipe de reportagem da TV Águia, sediada em Parnaíba, denunciou ter sido alvo de perseguição por parte do superintendente de Comunicação da Prefeitura de Cocal, Godofredo Cardoso de Brito.
Segundo o jornalista Ernande Souza, a equipe esteve em Cocal para apurar denúncias de permissionários que afirmam ter sido retirados à força de seus quiosques pela gestão do prefeito Cristiano Brito. Imagens gravadas por populares mostram servidores municipais arrombando portas de quiosques que estavam fechados, gerando revolta entre os trabalhadores, que alegam não terem sido previamente informados ou convocados para qualquer reunião sobre a remoção.
A gravação das entrevistas e imagens aconteceu entre 14h30 e 15h20. Após o trabalho, a equipe permaneceu por cerca de 40 minutos em um restaurante local, antes de retornar à redação em Parnaíba.

No entanto, ao chegarem à base da emissora, os profissionais foram surpreendidos por vídeos publicados pelo superintendente Godofredo Brito, que teria gravado e divulgado conteúdos em Grupos de WhatsApp insinuando que estava à procura da equipe de reportagem para dá entrevista. A atitude foi interpretada pelos jornalistas como uma tentativa de intimidação e cerceamento do trabalho da imprensa local.

A população de Cocal demonstra preocupação diante do que consideram um clima de censura e autoritarismo, atribuído à postura do prefeito e de membros de sua equipe de confiança. "Mesmo diante das ameaças, continuaremos atendendo às denúncias da população. A verdade precisa ser dita, doa a quem doer", afirmou o jornalista Ernande Souza.


A TV Águia reforça seu compromisso com a liberdade de imprensa e o direito constitucional de informar a sociedade sobre fatos de interesse público.

Nenhum comentário: